Que vestir-se bem é importante para passar uma imagem de competência para clientes e colegas, você já sabe. O que pode não imaginar é que vários estudos recentes sugerem que vestir roupas alinhadas no trabalho, usando um terno ou um blazer, pode fazer toda a diferença para a produtividade do funcionário, seja em uma negociação, uma ligação de vendas ou mesmo participando de uma videoconferência.
Através de uma série de avaliações, como simulações de reuniões de negócios em que os participantes usavam roupas mais formais e mais casuais, os estudos ofereceram indicações de que vestir-se bem pode elevar o nível de confiança, afetar a percepção dos outros e, em alguns casos, até impulsionar o nível de pensamento abstrato, o tipo utilizado por líderes e executivos.
O estudo, realizado por professores da Universidade de Yale e publicado pelo “Journal of Experimental Psychology”, mostrou que roupas com elevado status social podem elevar a predominância e o desempenho profissional em tarefas competitivas de “alto risco”. Foram avaliados 128 homens de idades entre 18 e 32 anos, com experiências e níveis de renda diversos, com exercícios para fazer negociações simuladas sobre a venda de uma fábrica hipotética, para descobrir se o uso de tipos específicos de roupa tem um efeito nos resultados.
Os resultados mostraram que, em um cenário competitivo, usar roupas mais formais pode enviar aos outros um sinal de como você tem sucesso e confiança em tudo o que faz. Os vestidos mais casualmente tendem a recuar mais facilmente do outro lado da mesa, enquanto os vestidos mais formalmente se tornam cientes do respeito que estão recebendo e também se tornam mais fortes.
Em um estudo publicado em 2015 na revista especializada “Social Psychological and Personality Science”, os resultados também sugerem que as pessoas se engajam em altos níveis de pensamento abstrato quando bem vestidas, comparadas com as que estão com roupas casuais. Quando foi pedido a 361 participantes que completassem certas tarefas, os vestidos mais formalmente usaram o tipo de pensamento abstrato que se espera de alguém em posição de poder, como um executivo sênior.
O tipo de roupa que é considerada formal, claro, depende do setor ou com quem você vai se encontrar. Um escritório com códigos de vestimenta mais relaxados é onde o uso de roupas formais terá efeitos maiores, segundo os especialistas.
Informações: The Wall Street Journal
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