Tom de voz pode influenciar no sucesso profissional

São muitos os fatores que influenciam no sucesso profissional. Além da competência e da facilidade de relacionamento, pequenos detalhes também podem contar a favor – ou contra! – você na escalada profissional. E, acredite, o tom de voz pode ser um deles.

Esta característica tem sua importância porque o som da voz pode afetar fortemente a impressão que outras pessoas têm de alguém e do que esse alguém diz. Uma voz forte e calma, por exemplo, pode melhorar as chances de um profissional chegar ao cargo de diretor da empresa. Por outro lado, uma voz gemida e nasalada ou com um volume estridente pode acabar distraindo os colegas.

tom_de_voz

Imagem: internet

Em uma apresentação ou palestra, este fator afeta ainda mais: em um levantamento com 120 apresentações de executivos, feita por uma empresa americana de análises de comunicação, foi constatado que o som da voz do palestrante importa duas vezes mais do que o conteúdo da sua mensagem. Para chegar a esta conclusão, foi usado um software para analisar as vozes destes oradores. Depois, os pesquisadores coletaram a opinião de um grupo de dez especialistas e de 1.000 ouvintes. A conclusão foi que a qualidade das vozes teve peso de 23% nas avaliações dos ouvintes, enquanto o conteúdo das mensagens teve peso de 11%.

Pessoas que ouvem gravações de vozes ásperas, fracas, cansadas ou ofegantes tendem a qualificar o orador como uma pessoa negativa, fraca, passiva ou tensa. Pessoas com voz normal são vistas como bem-sucedidas, sensuais, sociáveis e inteligentes, de acordo com um estudo de 74 adultos publicado recentemente no “Journal of Voice”.

Mas se sua voz não é firme ou aveludada, nem tudo está perdido. Muitos problemas de voz podem ser minimizados por meio de terapia, incluindo exercícios para dar sustentação à voz por meio do aprimoramento da respiração, ou fortalecimento dos músculos da laringe ou alteração a forma como eles funcionam.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Precisa de ajuda?