Quando a promoção chega, ninguém duvida que será algo incrível. Aumento de salário, de responsabilidades, uma equipe a coordenar e a melhor parte: o sinal concreto que a empresa aposta na sua carreira. Mas será que você está preparado? Em outras palavras, você sabe o que é ser chefe? A consultora de carreira Vicky Bloch dá a resposta em matéria da Época Negócios, com apenas uma palavra: cidadania. “Liderar é a opção consciente de servir aos outros, sejam eles uma comunidade, um grupo de funcionários ou um conjunto de acionistas”, diz ela.
Liderança não é uma simples consequência de uma carreira bem-sucedida. Tornar-se um líder exige do indivíduo a opção em assumir a responsabilidade sobre pessoas, sonhos, demandas, necessidades, metas. O desejo de liderar se confunde com o desejo de influenciar o meio e criar as condições para que todos cresçam.
Veja abaixo atitudes que um bom líder deve ter, segundo a consultora:
- Observar e ouvir: Dedique tempo para entender o outro, suas demandas e como ele pode ser estimulado a executar as tarefas da melhor forma possível. Para ser um bom líder, é preciso interessar-se de fato pelos outros.
- Seja referência: Se você quer funcionários bem-humorados, não viva de mau humor. Se quer subordinados que colaborem entre si, precisa colaborar. Não é ordenando que as pessoas vão fazer o que precisa ser feito. É dando o exemplo.
- Hora do feedback: Dar um retorno positivo ou negativo sobre o trabalho das pessoas precisa ser entendido como um ato solidário. É uma forma de contribuir para o crescimento do outro. Lembre-se: quando todos os indivíduos evoluem, o coletivo evolui também.
- Descubra-se: Muitas vezes, a forma como as pessoas ouvem o que você fala não é exatamente como imagina. Descubra o seu perfil e a melhor forma de influenciar cada um que trabalha com você. E cuidado: não rotule as pessoas. Todos mudam ao longo do tempo. Inclusive você.