A prática do home office não é uma realidade nova no meio corporativo. Especialmente em situações de viagem ou problemas de saúde, algumas empresas tiveram a oportunidade de adotar o modelo remoto, porém nada próximo da realidade que vivemos atualmente. Muitas empresas possuem hoje boa parte do quadro de funcionários trabalhando de casa, o que desafia líderes e colaboradores a responderem importantes perguntas. Como manter a produtividade e a motivação da equipe dentro de um cenário de home office e distanciamento social?
De acordo com a Harvard Business Review, pesquisas norte-americanas mostram que o trabalhador em home office tende a estar mais desmotivado que seu par que trabalha no escritório, principalmente se a adoção do regime não for uma escolha do profissional. Essa realidade se agrava com as incertezas quanto ao futuro, que ainda assombram muita gente. Seja por preocupações relativas à própria saúde e a de pessoas próximas, ou até mesmo com a economia e o risco do desemprego.
Na França, uma pesquisa do instituto Opinionway mostrou, no começo do mês, que 48% dos trabalhadores se sentem “abandonados” pela empresa e, para 31%, a organização das tarefas a executar não está adaptada ao ambiente caseiro. Um terço dos respondentes acham que faltam compensações para a carga extra de trabalho gerada pelo home office.
O que as empresas estão fazendo para manter a produtividade e a motivação em home office
Nem tudo são más notícias, porque o novo funcionamento virtual trouxe para nossas rotinas um recurso de interação pouco explorado pelas organizações. Quando todos estão trabalhando de casa, estão também a uma chamada de vídeo de distância uns dos outros. Empresas estão aproveitando essa fácil conexão para implementar job rotations e intercâmbios internos. Pessoas de diferentes escritórios e lugares, que muitas vezes trocavam e-mails por anos e nunca se viram podem se encontrar virtualmente.
Um aspecto a ser discutido é a importância de manter o lado humano das relações. As conversas durante a pausa do café e os almoços coletivos contribuem para um ambiente de trabalho saudável e fortalecem os laços entre os colaboradores. Uma sugestão é separar alguns minutos após determinadas reuniões para socializar e conversar sobre temas não relacionados ao trabalho. Cultivando interações que ocorreriam naturalmente no escritório. Essas ações se mostram boas ferramentas de gestão para aumentar o espírito de equipe e o sentimento de unidade da marca.
Algumas empresas estão apostando em ações como happy hour virtual e redirecionando verba das ações de RH e Endomarketing. Enviando brindes para a casa dos colaboradores ou realizando lives com personalidades e bandas famosas exclusivas para seus funcionários. Outra ação importante para a manutenção do bem estar da equipe é a disponibilização de equipamentos, material de trabalho ou o auxílio financeiro. Isso tem permitido que os funcionários façam adequações ergonômica em seu ambiente de trabalho em casa.
Os desafios impostos pela quarentena estão proporcionando grandes oportunidades de crescimento e inovação às empresas. Está sendo preciso reinventar a interação e descobrir novas estratégias de motivação dos colaboradores que vivem uma rotina atípica e cheia de inseguranças, mas que precisam sustentar sua produtividade no trabalho Home Office.
Se você busca uma nova oportunidade profissional conheça as vagas que estamos trabalhando.