Sobre a educação no Brasil

Muito se discute sobre os investimentos do governo em educação no Brasil. Mas você tem ideia do que este investimento significa? O gasto público em educação por aluno no Brasil representa um terço do valor que é investido, em média, pelos países da Organização para a Cooperação Desenvolvimento Econômico (OCDE), o clube das nações mais desenvolvidas do mundo. Enquanto o Brasil gasta US$ 2.985 (R$ 6.745) por estudante a cada ano, os países da OCDE investem US$ 8.952 (R$ 20.230).

No entanto, se pensarmos nessa proporção em relação ao PIB da população, o Brasil  é o terceiro país que mais investe em educação proporcionalmente. 19,2% do orçamento nacional  é gasto com a pasta, porcentagem maior do que países referência na área, como Suécia e Japão. Todas estas informações foram extraídas de uma pesquisa feita pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), entidade que trabalha em parceria com os governos para entender suas economias. Na lista divulgada pela OECD, a Nova Zelândia ocupa o primeiro lugar, com 21,6%, e, em segundo, o México, com 20,5%. Suíça, Estados Unidos e Reino Unido estão em quinto, sexto e sétimo lugar, respectivamente.

Educação

Para alguns especialistas, o quadro de disparidade no investimento em educação pública pelo Brasil tem forte relação com a baixa qualidade do ensino ofertado no País, especialmente na educação básica. Conforme dados recentes revelados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), tanto os anos finais do ensino fundamental quanto o ensino médio não atingiram as metas de qualidade na educação, já consideradas “pouco audaciosas”.

O educador português José Pacheco – conhecido por ter criado a escola Ponte, que se tornou referência em ensino em Portugal – não enxerga da mesma forma. Depois de ter rodado o Brasil prospectando boas iniciativas em colégios (Pacheco só não conheceu instituições do Acre e do Amapá e diz ter somado cerca de 300 voos em um ano), ele afirma que o problema da educação brasileira não está na quantidade de dinheiro investida na educação : “O Brasil tem tudo o que precisa, tem todos os recursos e os desperdiça. Teria de haver uma diferente concepção de gestão pública, uma diferente concepção de educação e uma revisão de tudo o que é o trabalho. O essencial seria que o Brasil compreendesse que não precisa ir ao estrangeiro procurar as suas soluções.”

Com ou sem qualidade e independentemente da quantidade de dinheiro investido, o fato é que hoje, no Brasil, mais de 3 milhões de crianças com idade entre 4 e 17 anos ainda estão fora da escola e que, sem estudo ou com o estudo oferecido nas escolas públicas, é muito mais difícil encontrar uma vaga na acirrada disputa do mercado de trabalho.

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