Avalie a sua comunicação por e-mail

Ao trocar e-mails de trabalho, quanto tempo você usa pensando na mensagem que deve ser transmitida? Provavelmente não muito, levando em consideração o imenso volume de comunicação corporativa trocada diariamente. É assim que as pessoas tendem a agir, escrevendo mensagens eletrônicas em excesso e sem ponderar o conteúdo.

A autora e especialista em etiqueta Jacqueline Whitmore, que já realizou treinamento  de liderança para várias empresas da Fortune 500, alerta que é necessário sempre observar algumas regras. Ao The Wall Street Journal, ela diz que o e-mail é, frequentemente, a primeira impressão que as outras pessoas têm de nós. Por isso, é melhor pecar pelo excesso de formalidade do que pela falta dela.

email

Segundo a profissional, quando se escreve um e-mail, o ideal é começar com uma saudação. Parece básico, mas nos tornamos tão descuidados na forma de nos comunicar que esquecemos dos bons hábitos. Whitmore dá uma boa dica, que é se espelhar na pessoa a quem está enviando o e-mail, usando o mesmo tipo de saudação que ela.

Uma das regras de etiqueta mais importantes é a questão do tempo de resposta a um e-mail, que é, preferencialmente, de até 24 horas. Mesmo que você ainda não tenha a resposta solicitada, pode responder avisando que vai responder em uma determinada data.

Entre as outras sugestões que a especialista costuma dar, é essencial lembrar também de ser o mais direto e objetivo possível. As pessoas têm centenas de e-mails para responder em um dia e a probabilidade de responder aumenta quando o e-mail é mais curto.

E você, como costuma se comunicar por e-mail?

.

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Precisa de ajuda?