Todos os anos, são lançados inúmeros livros voltados para profissionais, sobre temas diversos. Se você procura um livro sobre inovação, por exemplo, há um universo de milhares de títulos sobre o assunto, tornando inevitável a repetição de discurso. Neste caso, uma boa indicação é Practically Radical, do consultor americano William C. Taylor. Com idéias e histórias realmente inéditas, o autor estudou, além de empresas tradicionais, outras organizações – como um grupo de escoteiros, a Interpol e até a brasileira Magazine Luiza – e as soluções criativas de cada uma para enfrentar desafios.
Taylor aborda estas diferentes situações e apresenta conceitos como o que ele chama de vuja dé. Trata-se de um conceito oposto ao déjà vu, aquela sensação de já ter vivido determinada situação que, na realidade, é inédita. O vuja dé ocorre quando se consegue enfrentar uma situação familiar com o frescor da primeira vez: um comportamento essencial para inovar.
Uma das conclusões a que o autor chega no livro é a de que as transformações não costumam acontecer naturalmente, mas sim originadas de crises. Para ele, não existe uma fórmula secreta para promover a inovação, mas o primeiro e mais difícil passo é a vontade de mudar.
Practically Radical | Ed. Harpercollins Usa
R$ 59,10 na Saraiva (importado)