Steve Jobs deixou uma coleção de frases antológicas que, às vezes, revelam uma sinceridade incomum para uma celebridade dos negócios. Jobs não escondia sua arrogância e nem sua confiança em seus próprios instintos ao tomar decisões na Apple. Demonstrava desprezo pelas pesquisas de mercado e obsessão pela perfeição. Veja algumas das suas frases mais significativas, selecionadas pela revista Exame:
Mudar o mundo – “Você quer passar o resto da vida vendendo água com açúcar ou quer ter uma chance de mudar o mundo?” – Frase dita para convencer John Sculley a deixar a Pepsi para se tornar CEO da Apple, em 1983. Está na autobiografia de Sculley.
Rebeldia – “É mais divertido ser um pirata que entrar na marinha.” – Em 1982, num evento da Apple.
Juventude – “É raro ver um artista de 30 ou 40 anos realmente contribuir com alguma coisa impressionante” – Playboy, fevereiro de 1985 (Jobs tinha 29 anos)
Sonho – “Estamos apostando na nossa visão. Preferimos fazer isso a fabricar produtos iguais aos outros. Vamos deixar outras empresas fazerem isso. Para nós, o objetivo é sempre o próximo sonho.” – Declaração à imprensa no lançamento do Macintosh, em janeiro de 1984.
Tecnologia – “Ter filhos muda a maneira como vemos essas coisas. Nós nascemos, vivemos por um breve instante e morremos. Faz tempo que isso acontece. A tecnologia não está mudando muito isso – se é que está mudando.” – Wired, fevereiro de 1996
Televisão – “Acho que alguém assiste à TV para desligar seu cérebro. E trabalha no computador quando quer ligá-lo.” – Macworld, fevereiro de 2004
Bill Gates – “Ser o homem mais rico do cemitério não me interessa. Ir para a cama à noite dizendo que fiz alguma coisa maravilhosa é o que importa para mim.” – The Wall Street Journal, 1993
Microsoft – “Nossos amigos lá do norte gastam 5 bilhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento e tudo que eles parecem fazer é copiar o Google e a Apple.” – No evento para desenvolvedores WWDC, em agosto de 2006
Pesquisas de mercado 1– “Achamos que zilhões de Macs serão vendidos. Mas não criamos o Mac para outras pessoas. Nós o construímos para nós mesmos. Éramos o grupo que julgaria se o Mac era grandioso ou não. Não faríamos nenhuma pesquisa de mercado. Só queríamos fazer o melhor que pudéssemos.” – Playboy, fevereiro de 1985
Pesquisas de mercado 2 – “Para uma coisa tão complicada, é realmente difícil conceber produtos com base em estudos do tipo ‘focus groups’. Muitas vezes, as pessoas não sabem o que querem até que mostremos a elas.” – Business Week, maio de 1998
Fim da Apple – “A Apple tem um patrimônio tremendo. Mas acredito que, sem algum cuidado, a empresa poderia, poderia, poderia – estou buscando a palavra certa – poderia morrer.” – Time, agosto de 1997
A vida é finita – “Lembrar que estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que já encontrei para me ajudar nas grandes escolhas da vida” – Discurso na universidade de Stanford, em 2005.